Favela Open leva quadra de tênis pro meio da rua de comunidade para jovens
Vassoura pra segurar a rede, marcação improvisada e balde para guardar bolinhas ajudam projeto a levar o esporte para crianças
NOTICIAS
Por GloboEsporte.com — Recife
12/9/20191 min read


Uma quadra de tênis no meio da rua chama a atenção na comunidade Beira do Rio, no bairro de Boa Viagem, no Recife. A cena incomum faz parte do Favela Open, projeto que chega ao Nordeste pela primeira vez e apresenta o esporte a crianças - além de incentivá-los a manter a prática. Na base do improviso, novos adeptos surgem.
Para o jogo fluir, dá-se um jeito para tudo. A rede é amarrada e segura em vassouras, enquanto as bolinhas repousam em um balde. A marcação é feita também sem um rigor muito grande. O que interessa é praticar.
"Eu assistia sempre e queria pode fazer. Sempre assistia nos filmes. Chegou esse dia maravilhoso", comemora Miguel Gomes, de 11 anos.
O projeto do Favela Open nasceu em São Paulo, há 28 anos. Seu objetivo principal é dar aulas introdutórias de tênis. Para gerar interesse e garimpar novos talentos.
Uma quadra no meio da rua com as crianças iniciando no incentivo de um esporte que é o tênis. um esporte caro. Pra comunidade é maravilhoso - afirma a dona de casa Zoraide Mariana.
A comunidade também é assistida pelo Squash Tennis Center e o projeto Tênis Para o Futuro, que existe há cerca de 32 anos.
Colocar a quadra de tênis na rua foi realmente um processo inédito. Então nós vamos doar essa rede, deixando na associação da Beira do Rio, juntamente com raquetes e bolas de tênis para eles começarem a jogar com mais intensidade - garante Mônica Barros, gestora do Tênis Para o Futuro.
Por Alberes Xavier - Edição de Dalila Barreto